Radiações

 

Ondas Rádio


 As ondas radio podem ser produzidas por correntes eléctricas, que oscilam rapidamente (de alta frequência) ou por uma antena. Têm uma frequência compreendida entre 10*4 Hz até cerca de 10*8 Hz (hertz). As ondas eletromagnéticas usadas pelas antenas de TV têm as mesmas características das ondas de rádio. Todavia, elas apresentam frequências mais elevadas do que aquelas normalmente usadas nas estações de rádio. São utilizadas nas radiocomunicações, radioastronomia, radar, ressonâncias magnéticas nucleares, entre outros.
 

Micro Ondas


Têm frequências mais elevadas do que as ondas de rádio. Estas ondas têm frequências compreendidas, aproximadamente, entre 10*8 Hz e 10¹² Hz. Propagam-se facilmente através do nevoeiro, da chuva e das nuvens, ao contrário do que acontececom a luz visível. Também penetram facilmente na ionosfera e por isso são facilmente usadas em telecomunicações, tranportando sinais de TV ou transmissões telefónicas (por "via satélite").

 

Radiação infra-vermelha

São ondas eletromagnéticas com frequências compreendidas entre cerca de 10¹¹ Hz até 10*14 Hz. A radiação infravermelha é emitida em grande quantidade pelos átomos de um corpo aquecido, os quais encontram-se em constante vibração. É responsável pela troca de energia térmica   através do vazio.  As radiações infra-vermelhas curtas alteram apenas a temperatura de uma superficie, enquanto que as médias e longas poderão ter efeitos perigosos, como queimaduras. 

 

Radiação visível 


A frequência da radiação visível compreendida entre 10*12 Hz e  10*15 Hz. Estas radiações são capazes de estimular a visão humana, isto é,são  radiações luminosas (luz). As menores frequências das radiações visíveis dão-nos a sensação de vermelho. Aumentando a frequência das radiações teremos, sucessivamente, as radiações correspondentes ás cores laranja, amarelo, verde, azul, anil e, no final da região visível, a radiação violeta. Pode-se perceber, então, que a denominação "infra-vermelho" foi usada porque as freqüências desta radiação estão situadas  numa faixa logo abaixo da frequência correspondente à cor vermelha.

 

Radiação ultra-violeta


Tem radiações com frequências compreendidas entre cerca de 10*15 Hz e 10*18 Hz . Esta denominação indica que essas ondas têm uma frequência superior a radiação violeta. Os raios ultra-violeta são emitidos por átomos excitados como, por exemplo, em lâmpadas de vapor de mercúrio (Hg) (acompanhado de emissão de luz). Estas radiações não são visíveis, podendo mesmo danificar o tecido do olho humano. O Sol irradia raios ultravioletas para a Terra, porém, grande quantidade é absorvida pela camada de ozono (O3) presente na atmosfera terrestre. Uma grande exposição da pele humana a radiações ultravioleta pode dar origem a ulcerações cancerígenas. 

 

Raio X

São ondas eletromagnéticas com frequência compreendida entre 10*18 Hz e 10²º Hz.  Estes raios podem ser produzidos em tubos apropriados (ampolas de raios X). Têm a capacidade de atravessar, com certa facilidade, materiais de baixa densidade (como tecidos animais). Em virtude desta propriedade, logo após a descoberta dos raios X, estes passaram a ser usados para obter radiografias.  Assim são usados no tratamento do cancro, na pesquisa de estrutura cristalina nos sólidos, na indústria e em quase todos os campos da ciência e da tecnologia.

 

Raios gama
 

São as ondas eletromagnéticas com frequência mais elevada do espectro eletromagnético. Têm uma frequência compreendida entre 10²º Hz e 10²² Hz. Esta radiação é emitida na desintegração de certos núcleos de alguns elementos químicos. Tais elementos químicos são denominados por elementos radioativos. Um núcleo atômico ao se desintegrar pode irradiar três tipos de radiação: partículas alfa, partículas beta e raios gama. Os raios gama, assim como os raios X, podem causar danos irreparáveis às células animais. Na explosão de uma arma nuclear (uma bomba atómica, por exemplo) há uma enorme emissão dessas radiações, sendo, por este motivo, o uso de tais armas um grande perigo à humanidade.